Notas: Destaques Ambientais


  • Terceira e última Superlua do ano

No último dia 14  de novembro a segunda superlua do ano apareceu, a primeira ocorreu no em 16 de outubro e a última está prevista para dezembro. O fenômeno acontece quando o satélite natural está em período perigeo (mais próximo da terra) e a fase é de lua cheia, podemos percebe-la até 14% vezes maior e 30% mais brilhante. No Brasil, por conta do mau tempo, a superlua não pôde ser vista em alguns estados, no próximo dia 14 teremos uma nova chance e essa promete ser a maior do século 21, programe-se para o evento pois a superlua só volta em 2034!

  • Pinguins ganham Túnel exclusivo

Pinguins da Nova Zelandia ganham túnel subterrâneo em rodovia. A iniciativa foi de pesquisadores com apoio do governo da cidade, o orgão de turismo e outras entidades. Os pinguins-azuis, vem tendo boa aceitação ao percurso novo e seguro até seus ninhos do outro lado da avenida, e os videos das travessias, é claro, viralizaram na internet.


  • Aves silvestres são encontradas em cativeiro

Homem é detido em Vitória por manter 21 aves silvestres de três espécies distintas em cativeiro, sem autorização ou cuidado adequado. O caso foi descoberto através de denuncia anonima. O homem foi liberado e responderá por crime ambiental. As aves foram encaminhadas para o Centro de Tratamento de animais silvestres do Instituto Brasileiro o meio ambiente

  • Socioambietalista é morto na Amazônia

Luís Alberto Araujo foi executado no dia 13 de outubro, dois homens em uma moto dispararam contra o socioambientalista e fugiram, não se tem noticias, até o momento do paradeiro ou de quem seria o mandante do crime. Luís era responsável pela principal área de hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), o crime entra para o número crescente de mortes envolvendo militantes sociambientais na região. Araujo foi mentor de projetos importantes como; o cadastramento ambiental de propriedades rurais, saneamento urbano e o licenciamento do aterro sanitário na cidade.


Texto: Julia Corazza

0 comentários:

Postar um comentário